Cupcakes com glacê real

Cupcakes de massa amanteigada, cobertos com glacê real. Direto da cozinha Guloseima! Foto: Luciana Mastrorosa/Guloseima
Cupcakes de massa amanteigada, cobertos com glacê real. Direto da cozinha Guloseima! Foto: Luciana Mastrorosa/Guloseima

Cupcakes são aqueles bolinhos delicados, em miniatura, cobertos com algum tipo de glacê e decorados com confeitos, flores de açúcar, granulado…

Esta receita é da apresentadora britânica Nigella Lawson, com ligeiras modificações.

CUPCAKES COM GLACÊ REAL
Rendimento: 12 unidades

(receita original de Nigella Lawson, com ligeiras adaptações)

125 g de manteiga sem sal, en pommade (amolecida)
1/2 xícara (chá) de açúcar
3/4 (xícara) de farinha de trigo
2 ovos pequenos e orgânicos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de leite
Adicional: forminhas de papel para cupcakes

GLACÊ REAL COR-DE-ROSA
350 g de açúcar de confeiteiro (peneirado)

2 claras de ovos
Suco de 1 limão siciliano

Para fazer a massa, bata todos os ingredientes na batedeira, com exceção do leite. Quando a massa estiver ficando homogênea, vá acrescentando as colheres de leite, sem deixar de bater. A massa fica amarela e brilhante e não deve ter pedacinhos de manteiga sobrando. Por isso é importante que a manteiga esteja amolecida (mas não derretida).

Quando a massa estiver pronta, abra as forminhas de papel e coloque uma colher de sobremesa da massa (rasa) em cada uma delas. Cuidado para não despejar massa demais, ou os bolinhos podem crescer muito e escapar das forminhas.

Leve os cupcakes para assar em forno moderado, pré-aquecido, a 200 graus C, por cerca de 15 a 20 minutos. Quando estiverem dourados e assados, retire do fogo e deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare o glacê: bata o açúcar peneirado com as claras de ovo na batedeira até formar uma massa. Vá acrescentando aos poucos o suco de limão, batendo sempre, para que fique um creme espesso e brilhante. Aos poucos, pingue quantas gotas desejar de corante cor-de-rosa (eu usei 16 gotas, porque queria um rosa bem clarinho). Se preferir, pode usar o creme branquinho, sem corante algum.

Quando os cupcakes estiverem frios, cubra cada um deles com o glacê e decore com confeitos coloridos, se desejar. Sirva geladinho.

Dicas extras:

–   Se quiser garantir um formato perfeito para os cupcakes, coloque as forminhas de papel já recheadas de massa em formas de empadinha e leve para assar. Eu não usei as formas de empadinha, e alguns bolinhos vazaram…

– Cupcakes ficam ainda mais bonitos se você encontrar forminhas decoradas de papel. Achei apenas as branquinhas, por isso escolhi caprichar nas estrelinhas coloridas.

– Se não encontrar limão siciliano para a cobertura, ou se estiver muito caro, fique à vontade para substituir por limão galego, que é mais forte e azedinho que o siciliano. Vá experimentando a mistura até chegar ao seu ponto ideal de doçura e acidez.

– Se achar a massa básica demais, sinta-se livre para adicionar raspinhas de limão, pedacinhos de castanhas, granulado.

Guloseima é um blog de gastronomia, receitas e viagens mantido no ar desde abril de 2006 pela jornalista Luciana Mastrorosa, especializada em gastronomia e culinária.

Luciana é autora do livro Pingado e Pão na Chapa – Histórias e Receitas de Café da manhã. Trabalhou como editora nas principais publicações de gastronomia no país. Contribui atualmente com a revista Casa e Comida e com o site UOL Comidas e Bebidas.

Facebook Twitter 

12 respostas para “Cupcakes com glacê real”

  1. Ieba! Cupcakes!
    Estou super obcecada por eles ultimamente! No domingo agora fiz a minha primeira fornada. Amei!
    Estava doida atrás de uma receita confiável de glacê!Gracias, chica!
    Uma dúvida: esse glacê seca e depois fica durinho?

    Fora isso, e você? Tá boa a vida?

    bj,
    raca

    1. Oi, Raca! Por aqui tudo bão, e vc? Saudades! Experimente essa receitinha, é bem básica, mas fica boa! E o glacê é isso mesmo: seca e fica durinho. 🙂 bjsss

  2. Acabo de ler no G1 uma matéria sobre como os cupcakes estão substituindo os bem-casados nas festas de casamento… Como sabia que já tinha lido sobre cupcakes em algum lugar, voltei aqui. O “algum lugar” só podia ser mesmo o Guloseima! 🙂
    Beijo, Lu.

  3. Oi Luciana,tudo bem ?

    cheguei até o Guloseima pelo Twitter, alguém recomendando o site !
    Adoreiii e já está nos meus favoritos, com certeza visitarei sempre !
    Estou louca para testar esses cupcakes, achei a receita bem fácil, vou faze-la !

    Beijo, Clara.

  4. Oi Luciana!
    adoro seu texto e jeito de escrever! Parabéns! Então, aqui em Brasília para nossa felicidade, abriu uma loja da Vintage Cupcakes no 3º piso do Shoping Pátio Brasil! A loja é uma gracinha, faz jus ao conceito de vintage e os cupcakes são divinos e os sabores variados (foge do tradicional chocolate). Enfim, a vitrine é linda! Para quem quiser ver fotos já tem uma comunidade no orkut (chama-se “Eu amo Vintage Cupcakes”. É isso, garotas! kisses.

  5. OIE,
    VAMOS FAZER CUPCAKES PARA A CRIANÇADA E PARA AS MAES DA CRIANÇADA TAMBEM É CLARO …QUE MESA LINDA ESTOU ATÉ IMAGINANDO…TIRE UMA DUVIDA PARA MIM MEUS FILHOS NAO GOSTAM DO AZEDINHO DO LIMAO NA COB DO CUPCAKES POSSO SUBSTITUIR O LIMAO POR ESSENCIA (MORANGO , BAUNILHA)?????

    BJO BJO SITE SHOW

  6. Olá Luciana, parabens pelo site! Bem, é uma a minha duvida é: para fazer os bolinhos é necessario aquela forma, de metal, especial para cupcakes? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *