painquotidien-cafe600x401

A rede belga Le Pain Quotidien parece ter se firmado mesmo no Brasil. Visitamos a unidade da Vila Madalena, com opções gostosas para um café ou uma refeição rápida. Destaque para os pães e itens de pâtisserie.

Quando abriu sua primeira loja, na vila Madalena, em São Paulo, o ano era 2012 e ainda não havia chegado a febre de pães artesanais por aqui. Agora, apenas três anos depois, o cenário é outro: diversos profissionais especializaram-se em servir pães de qualidade, com fermentações naturais e ingredientes orgânicos, como a Santo Pão, a Julice Boulangère, a PÃO, entre outras. Tem até escola de panificação, caso da Levain, do mestre Rogério Shimura. Mesmo assim, a Le Pain Quotidien não só permanece, firme e forte, como abriu outras três unidades na cidade.

Recentemente, visitamos novamente a casa da Vila Madalena e o resultado, desta vez, foi superior às primeiras visitas, logo que a loja abriu. O ambiente envidraçado e rico em madeira traz um aconchego bom. Da rua, dá para ver a manipulação da massa e os grandes pães de fermentação natural, redondos e rústicos, expostos atrás da vidraça.

Ao entrar, a acolhida é calorosa, com atendimento atencioso. O cardápio tem diversas opções deliciosas: cesta de pães orgânicos, croissant tradicional e com amêndoas, brioche, baguete, pain au chocolat, muffins… Também indica as opções sem glúten, para quem não pode consumir esse ingrediente presente na farinha de trigo. Para acompanhar os itens de padaria, chás, cafés e lattes. Há a opção de pedir leite vegetal (soja), o que faz um café com leite bem honesto para os intolerantes à lactose ou veganos.

Se estiver com mais fome, vale provar os itens com jeito de refeição: sopas, porções, tartines, quiches, saladas. As sobremesas também enchem os olhos, com tortas de frutas, brownies, cookies…

O mais interessante é que o ambiente convida não só a uma refeição mais completa, como a um café despretensioso com croissant de qualidade. E ainda dá para comprar os pães de fermentação natural para comer em casa, além de uma boa variedade de geleias e pastinhas importadas, como a de avelã com chocolate.

Mas não se empolgue muito, pois a padaria é cara: um café, um latte, dois croissants simples e um com amêndoas, acompanhados de manteiga, somaram uma conta de R$ 41. Com serviço.

Le Pain Quotidien
Rua Wisard, 138,Vila Madalena, São Paulo, SP
(11) 3031-6977
lepainquotidien.com.br

Guloseima é um blog de gastronomia, receitas e viagens mantido no ar desde abril de 2006 pela jornalista Luciana Mastrorosa, especializada em gastronomia e culinária.

Luciana é autora do livro Pingado e Pão na Chapa – Histórias e Receitas de Café da manhã. Trabalhou como editora nas principais publicações de gastronomia no país. Contribui atualmente com a revista Casa e Comida e com o site UOL Comidas e Bebidas.

Facebook Twitter