Lombo com batatas

lomboebatatas_800x800

Carne de porco pode ser muito versátil e de grande rendimento, além de ser acessível. Este lombo braseado é servido com batatas assadas com alho e alecrim. Servido em fatias finas, é uma opção deliciosa tanto para a ceia de Natal quanto a de Réveillon. Ou um almoço festivo de domingo. 🙂

Esta receita faz parte do meu novo livro digital “Natal Feliz! 30 receitas incríveis para sua ceia”. É meu presente para você neste Natal. Já baixou o seu? É grátis!

capa1000x1500Natal Feliz! 30 receitas incríveis para sua ceia, por Luciana Mastrorosa

 

LOMBO SUÍNO COM BATATAS ASSADAS
Rendimento: 6 porções

1 kg de lombo suíno com capa fina de gordura
2 dentes de alho picadinhos
Suco de 2 limões pequenos
1 talo de salsão picadinho
1 cebola média em fatias finas
1 xícara (chá) de vinho branco (usei Chardonnay)
Suco de 4 laranjas-pera; ou 2 laranjas-lima e 2 limões
500 ml de água ou caldo de carne ou legumes (veja como preparar um caldo de legumes simples na receita de risoto, pág. XX)
1 folha de louro
4 ramos de tomilho fresco
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Azeite de oliva quanto baste
Batatas assadas com alecrim e alho para servir

Lombo
Amarre o lombo com barbante, para que se mantenha num formato bonito. Caso não tenha barbante, pode deixar sem amarrar – a única diferença será no formato. Tempere o lombo suíno com o alho, o suco de limão, o salsão picado, o sal e a pimenta. Acondicione o lombo numa tigela com tampa e deixe marinar, na geladeira, por 2 horas. Após o descanso, aqueça 1 fio de azeite numa panela com tampa, que possa ir ao forno (de preferência, de ferro. Em fogo alto, doure o lombo inteiro, por todos os lados. Retire o lombo e reserve. Na mesma panela, coloque a cebola em fatias e deixe dourar ligeiramente. Se necessário, acrescente mais 1 fio de azeite. Quando estiver dourada, junte o vinho branco, raspando bem o fundo da panela, para deglacear bem. Adicone então o suco de laranja e o caldo ou água quente. Volte o lombo para a panela e adicione os ramos de tomilho inteiros e a folha de louro. Mantenha em fogo alto, até ferver. Quando ferver, baixe o fogo e tampe a panela. Transfira a panela para o forno baixo, a 160ºC, e asse por 1 hora e meia. Na metade desse tempo, abra a panela e cheque para ver se ainda tem líquido; se necessário, acrescente mais caldo quente. Mantenha o lombo no forno, com a panela tampada, até a carne ficar bem macia e ainda úmida. Retire o lombo do forno e reserve. Peneire o caldo que restou e volte o líquido para a panela. Reduza o caldo, em fogo baixo, até engrossar ligeiramente. Corrija o sal e a pimenta e, se quiser trazer um pouco mais de brilho e untuosidade, finalize com 1 colher de manteiga. Reserve. Retire o barbante do lombo, corte a carne em fatias finas e sirva com as batatas assadas e o molho de laranja reduzido.

BATATAS ASSADAS COM ALHO E ALECRIM
Rendimento: 6 porções

1 kg de batatas-bolinha com casca
2 ramos de alecrim fresco
8 dentes de alho
Sal grosso quebrado no liquidificador
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Azeite de oliva quanto baste

Lave bem as batatas e corte-as em 4 partes, mantendo a casca. Unte uma assadeira grande com azeite de oliva. Coloque as batatas e tempere-as com sal e pimenta. Regue-as com uma quantidade generosa de azeite, misturando-as bem com as mãos para pegarem o tempero. Acrescente os dentes de alho inteiros, lavados, com casca, e os ramos de alecrim (um deles deve ser desfolhado, o outro pode entrar inteiro). Leve as batatas para assar em forno médio alto, a 250ºC, por cerca de 30 minutos. Não é necessário cobrir com papel-alumínio. Após esse período, mexa as batatas com uma espátula, para que dourem por igual. Deixe mais 10 minutos e retire-as quando estiverem bem douradas e crocantes, bem macias por dentro. Sirva-as em seguida, com os alhos assados inteiros e as folhinhas tostadas de alecrim.

Dica: se exagerou na quantidade de azeite, escorra as batatas em papel-absorvente antes de servir.

Fotos: Carol Gherardi

Guloseima é um blog de gastronomia, receitas e viagens mantido no ar desde abril de 2006 pela jornalista Luciana Mastrorosa, especializada em gastronomia e culinária.

Luciana é autora do livro Pingado e Pão na Chapa – Histórias e Receitas de Café da manhã. Trabalhou como editora nas principais publicações de gastronomia no país. Contribui atualmente com a revista Casa e Comida e com o site UOL Comidas e Bebidas.

Facebook Twitter 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *