Scones

Scone, pãozinho de minuto típico da Inglaterra

Já comeu scones? São uma espécie de pãezinhos rápidos, típicos da Inglaterra. Encontrei esta receita maravilhosa durante um desejo de grávida, no ótimo blog Inglês Gourmet. Fiz ligeiras modificações e assei minha primeira fornada em 15 minutos, durante um domingo preguiçoso e de barriga enorme encostando no fogão. Estes scones são realmente fáceis de preparar e esta massa é bastante neutra, ou seja, vale incrementá-la de acordo com seu gosto, adicionando recheios doces ou salgados. Eu gosto assim, pura, para comer com manteiga, mel e geleia. Nham!

SCONES

225 g de farinha de trigo comum
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de sal
30 g de açúcar (usei orgânico)
55 g de manteiga sem sal
150 ml de leite (usei sem lactose e funcionou perfeitamente)
Gergelim branco e preto para polvilhar
Opcional: 55 g de frutas secas (damascos, tâmaras e figos secos picados ou castanhas e nozes picadas ou uvas passas pretas/brancas)

Preaqueça o forno a 180 ºC (no forno caseiro, use a temperatura média). Misture os secos – farinha, fermento, sal e açúcar – numa tigela grande. Junte a manteiga em pedaços (pode tirar da geladeira na hora de usar) e vá incorporando-a à mistura de secos com as pontas dos dedos, até obter uma farofinha. Se usar recheio, acrescente agora as frutas secas e adicione o leite frio, aos poucos, para observar melhor o ponto. Misture bem até formar uma bola de massa que não grude nas mãos. Se necessário, junte um pouco mais de farinha (se a massa ficar mole demais) ou de leite (se ficar seca demais). Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha, mas não precisa deixá-la muito fina; o ideal é que sua espessura tenha 3 ou 4 cm, para que os scones fiquem altos.

Corte os scones em círculos com um cortador de biscoito ou um copo pequeno. Coloque-os numa assadeira média – não é necessário untar nem polvilhar com farinha. Pincele-os com leite e polvilhe-os com gergelim (pode substituir por sementes de papoula). Asse os scones por cerca de 15 minutos, até ficarem ligeiramente dourados.

Retire-os do forno, deixe amornar e sirva. Com geleia, mel e manteiga ficam imperdíveis.

Guloseima é um blog de gastronomia, receitas e viagens mantido no ar desde abril de 2006 pela jornalista Luciana Mastrorosa, especializada em gastronomia e culinária.

Luciana é autora do livro Pingado e Pão na Chapa – Histórias e Receitas de Café da manhã. Trabalhou como editora nas principais publicações de gastronomia no país. Contribui atualmente com a revista Casa e Comida e com o site UOL Comidas e Bebidas.

Facebook Twitter 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *