Shortbread

Pense numa preciosidade feita com biscoito amanteigado, uma camada generosa de caramelo e cobertura de chocolate. Pensou? Essa delícia existe e atende pelo nome de “caramel chocolate shortbread”. Faça em casa e seja feliz para sempre!

Descobri essa receita arrasadora ao folhear o livro Perfect Chocolate – A Collection of Over 100 Essential Recipes (em inglês, da Parragon Books). E, desde então, ela se tornou um clássico da confeitaria aqui do Guloseima. Para ser saboreada sem culpa!

Porque a vida é uma só, e a gente deve vivê-la ao máximo. Começando por hoje. 🙂

SHORTBREAD DE CARAMELO E CHOCOLATE
(receita original publicada em “Perfect Chocolate – A Collection of Over 100 Essential Recipes”, Parragon Books)

Shortbreads
115 g de manteiga (+ quanto baste para untar a forma)
175 g de farinha de trigo
55 g de açúcar refinado

Recheio e cobertura
175 g de manteiga gelada, em cubos
115 g de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de glucose de milho (xarope tipo Karo)
1 lata de leite condensado
200 g de chocolate meio-amargo (a receita original pede ao leite)

Shorbreads
Misture a manteiga, a farinha e o açúcar numa tigela, com as pontas dos dedos, até obter uma farofa. Quando a massa começar a formar uma bola, transfira-a para uma forma retangular de cerca de 23 cm de comprimento, previamente untada com manteiga. Aperte bem a massa no fundo da forma, de modo a obter uma camada fina. Leve-a para assar em forno médio, preaquecido, a 180ºC, por 20 a 25 minutos ou até dourar. Depois de assada, retire a massa do forno e deixe esfriar.

Caramelo
Enquanto a massa está no forno, prepare o caramelo misturando a manteiga, o açúcar, a glucose de milho e o leite condensado em uma panela pequena. Leve a mistura ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Ao ferver, mantenha no fogo baixo por mais 6 a 8 minutos, sem parar de mexer, até obter um creme bastante grudento e ligeiramente alaranjado. Retire do fogo e despeje o caramelo sobre a massa de shortbread assada. Deixe esfriar e leve ao congelador para firmar.

Cobertura e finalização
Quando o caramelo estiver firme, derreta o chocolate em banho-maria, com cuidado para não entrar vapor de água. Depois de derretido, transfira o chocolate para uma tigela e mexa-o bem para amorná-lo. Espalhe então o chocolate líquido e morno sobre o caramelo, formando uma camada fina. Deixe esfriar. Se necessário, mantenha refrigerado por algum tempo, até formar uma casquinha crocante de chocolate. Depois de frio, corte o shortbread com uma faca bem afiada, formando quadradinhos. Coloque-os um recipiente seco e sirva.

DICAS

Esta receita fica deliciosa com chá ou café. Recomendo harmonizá-la com a infusão Ayurvedic Refreshing Pitta, da The Gourmet Tea – uma das minhas marcas favoritas de chá. Esta infusão tem como base a hortelã-pimenta, misturada a raiz de alcaçuz, hibisco, pétalas de rosa e lavanda. Tudo orgânico e muito perfumado.

Para garantir que a receita funcione, é fundamental seguir os tempos, temperaturas e quantidades de ingredientes indicadas na receita. Usei uma balança caseira, daquelas pequenas, para garantir que tudo pesasse corretamente. Essa dica é válida não só para essa receita, mas para todos os doces.

Guloseima é um blog de gastronomia, receitas e viagens mantido no ar desde abril de 2006 pela jornalista Luciana Mastrorosa, especializada em gastronomia e culinária.

Luciana é autora do livro Pingado e Pão na Chapa – Histórias e Receitas de Café da manhã. Trabalhou como editora nas principais publicações de gastronomia no país. Contribui atualmente com a revista Casa e Comida e com o site UOL Comidas e Bebidas.

Facebook Twitter 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *