Especiarias!

clube-bombay-ret3A Bombay, tradicional marca de comércio de especiarias no Brasil, está lançando um clube para os apaixonados por esses temperos.

Todo mês, por um custo de R$ 50 a R$ 65, o assinante recebe em sua casa um kit com temperos e condimentos. Cada um deles, acompanhado de sua respectiva ficha técnica, para que o cozinheiro conheça um pouquinho mais sobre a seleção da vez.

Recebemos um desses kits para testar, e o nosso veio com três especiarias incríveis: manjericão liofilizado (com as folhinhas íntegras e secas, bastante perfumado), cúrcuma (ou açafrão-da-terra, um pó bem amarelado, com sabor terroso, excelente para arroz); e biryani masala (mistura de especiarias indiana, com ingredientes como cravo, cebola, noz-moscada, cominho, louro, anis-estrelado, etc; um perfume que só!).

Cada fichinha traz, ainda, uma receita com a especiaria em questão, para facilitar a vida do cozinheiro sem muito traquejo com as panelas. Por aqui, os ingredientes viraram três pratos simples e muito fáceis: nhoque ao sugo com manjericão, frango assado com especiarias e arroz de cúrcuma para acompanhar.

Para virar sócio do clube Bombay, pode-se fazer a inscrição direto no site da marca: www.bombayhs.com.br

Quer botar a mão na massa? Comece por aqui:

NHOQUE AO SUGO COM MANJERICÃO
2 porções fartas

Nhoque
500 g de batatas (de preferência, Asterix, bem seca)
150 g de farinha de trigo (1/2 xícara de chá)
1 ovo
1 pitada de sal
Queijo parmesão ou grana padano ralado para acompanhar

Molho sugo
500 g de tomate sem pele e sem sementes (ou 1 lata de tomate pelado)
1 colher (sopa) de manjericão liofilizado
1 dente de alho grande, picado
1/3 de cebola grande, picada
1 colher (sopa) de manteiga
Azeite de oliva quanto baste
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho sugo
Doure a cebola com um pouco de azeite numa panela pequena, em fogo baixo. Assim que estiver transparente, junte o alho picado e doure ligeiramente. Acrescente os tomates picados, uma pitada de sal e uma de pimenta moída na hora. Ao ferver, baixe o fogo e deixe apurar por cerca de 15 minutos. Prove os temperos e acrescente o manjericão. Acrescente a manteiga para suavizar o sabor e deixar o molho mais untuoso. Se desejar, acrescente outras ervas, como orégano seco e tomilho fresco.

Nhoque
Lave bem as batatas e cozinhe-as, inteiras e com casca, em água temperada com sal. Assim que estiverem macias, escorra a água, deixe esfriar um pouco e tire a casca. Passe as batatas, ainda quentes, pelo espremedor. Coloque a farinha num recipiente grande e acrescente a batata amassada e uma pitada de sal. Misture com as mãos e adicione o ovo inteiro. Amasse bem, formando uma massa leve e ligeiramente grudenta. Coloque um pouco de farinha de trigo sobre uma superfície e adicione um pedaço da massa. Forme um rolinho comprido com a massa (ela vai deixar de grudar nas mãos graças à farinha) e corte-o em quadradinhos. Se desejar, amasse ligeiramente cada quadradinho com um garfo, para formar estrias. Reserve os nhoques numa forma grande, enfarinhada. Proceda da mesma forma com o restante da massa. Quando estiverem prontos, cozinhe os nhoques em bastante água fervente temperada com um pouco de sal. Assim que subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e coloque-os num refratário com um fio de azeite. Sirva-os com o molho sugo e bastante parmesão ou grana padano ralados na hora.

FRANGO ASSADO COM ESPECIARIAS
2 porções

2 coxas e 2 sobrecoxas de frango caipira
1 colher (sopa) de biryani masala (mistura de especiarias indianas)
1/2 cebola em fatias finas
2 dentes de alho picadinhos
1/2 limão (suco)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de vinagre puro de cidra (não use vinagre comum de supermercado, apenas vinagre verdadeiro)
2 conchas de caldo de frango

Tempere os pedaços de frango com o suco de limão, o alho, a cebola, o vinagre. Esfregue bem com o biryani masala e tempere com o sal e a pimenta. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Regue uma assadeira pequena com um fio de azeite. Preaqueça o forno em temperatura alta por 10 minutos e leve o frango para assar, descoberto, por 20 minutos (ou até os pedaços tomarem uma cor dourada). Retire do forno, regue com mais azeite, cubra a assadeira com papel-alumínio. Baixe a temperatura do forno para 180 oC e asse por mais 30 a 40 minutos, até o frango ficar macio e com a carne bem cozida, mas ainda suculento. Sirva com salada verde e arroz de cúrcuma.

ARROZ DE CÚRCUMA
2 porções

1 xícara (chá) de arroz agulhinha
2 xícaras (chá) de água
1 colher (café) de cúrcuma em pó
1 colher (café) de sal
1 dente de alho picadinho
1 folha de louro
1 fio de azeite de oliva

Doure o alho picado, em fogo baixo, com um fio de azeite. Acrescente o arroz, o sal, a cúrcuma e a folha de louro. Misture bem. Junte a água, mexa e deixe ferver. Abaixe o fogo para o mínimo, mantenha a panela entreaberta e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até toda a água secar. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos antes de servir.

Guloseima é um blog de gastronomia, receitas e viagens mantido no ar desde abril de 2006 pela jornalista Luciana Mastrorosa, especializada em gastronomia e culinária.

Luciana é autora do livro Pingado e Pão na Chapa – Histórias e Receitas de Café da manhã. Trabalhou como editora nas principais publicações de gastronomia no país. Contribui atualmente com a revista Casa e Comida e com o site UOL Comidas e Bebidas.

Facebook Twitter 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *